quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Textos trabalhados na Oficina de Capoeira no mês de Julho - 2007


TEXTO POÉTICOS AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E AFRO-BRASILEIRO


IDENTIDADE

Preciso ser outro

para ser eu mesmo

Sou um grão de rocha

Sou o vento que a desgasta

Sou pólem sem insecto

e areia sustentando

o sexo das árvores

No mundo que combate, morro

No mundo porque luto nasço.

(Mia Couto)


NATURALIDADE


Europeu, me dizem.

Eivam-me de literatura e doutrina europeias

e europeu me chamam.

Não sei se o que escrevo tem a raiz de algum

pensamento europeu.

É provável... Não. É certo,

mas africano sou.

Pulsa-me o coração ao ritmo dolente

desta luz e deste quebranto.

Trago no sangue uma amplidão

de coordenadas geográficas e mar Índico.

Rosas não me dizem nada,

caso-me mais à agrura das micaias

e ao silêncio longo e roxo das tardes

com gritos de aves estranhas.

Chamais-me europeu? Pronto, calo-me.

Mas dentro de mim há savanas de aridez

e planuras sem fim

com longos rios langues e sinuosos,
uma fita de fumo vertical,

um negro e uma viola estalando."

(Rui Knopfli)


Nenhum comentário: